Grão-mestre Chan Pui é sucessor de 6ª geração do Sistema Wah Lum Kung Fu e um pioneiro nas artes marciais tradicionais na América.

Chan Pui foi introduzido às artes marciais aos 6 anos de idade, quando seu pai o levou ao grão-mestre Lee Kwan Shan na esperança de melhorar sua saúde e força. Grão-mestre Lee Kwan Shan desenvolveu um sistema combinando técnicas vindas do Templo Wah Lum com as do sistema Tam Tui (“pernas que procuram”) praticado por sua família. Após testar a flexibilidade de Chan Pui e sua habilidade em aprender exercícios básicos, grão-mestre Lee Kwan Shan aceitou Chan Pui como aluno, e ele iniciou seu intenso treinamento. Quando Chan Pui tinha 9 anos, os comunistas prenderam seus pais, e ele teve que deixar a escola para trabalhar. Enquanto trabalhava e continuava seu treinamento de kung fu, ele aprendeu sozinho a ler em chinês, e a perseverar através das dificuldades. Após se tornar um artista marcial completo, Chan Pui escapou da China para Hong Kong, e de lá, viajou para os Estados Unidos com apenas 24 dólares, muita coragem, ambição e um sonho.

Após chegar em Boston, Massachusetts, em 1968, Chan Pui conseguiu um trabalho como cozinheiro, e aprendeu a falar e escrever em inglês. Ele começou a demonstrar dança do leão nas celebrações de Ano Novo Chinês na Chinatown de Boston, e logo começou a ensinar kung fu na Associação Bamboo Hut de Esportes. Em 1970 ele abriu sua primeira escola, tornando-se um dos pioneiros a ensinar as artes marciais nos Estados Unidos. Desde o começo, Chan Pui seguia o estilo tradicional de ensino do grão-mestre Lee Kwan Shan, enfatizando os exercícios básicos para se ter uma fundação forte. Sua escola floresceu, e ele tornou-se bastante conhecido e respeitado entre as comunidades chinesa e americana de Boston. Então, o sonho de Chan Pui cresceu: ele queria construir um autêntico templo chinês de kung fu, com o potencial de abrigar alunos e promover um ambiente de treino bem estruturado. Em 1980, quando decidiu se mudar com sua família para Orlando, na Flórida, ele realizou este sonho ao construir o novo quartel-general do sistema, conhecido como Templo Wah Lum. Desde então, pupilos do grão-mestre Chan Pui abriram várias escolas pelo mundo, todas sob o nome Wah Lum, totalizando atualmente mais de 30.

Grão-mestre Chan Pui tem sido destaque em diversas revistas e documentários por seu reverenciado estilo e suas habilidades. Algumas de suas aparições incluem os documentários da Discovery Channel “Secret of the Warrior´s Power” e “Xtreme Martial Arts” (no Brasil: “SAM – Segredos das Artes Marciais”), ESPN Kung Fu Masters, Living Legends of Kung Fu (Vol. I), o filme Warrior Within – Inside the Martial Arts, e vários artigos e entrevistas na Kung Fu Magazine, Inside Kung Fu, Journal of Chinese Martial Arts e na revista chinesa New Martial Hero Magazine. Grão-mestre Chan Pui também recebeu honras como Instrutor do Ano e Artista Marcial do Ano pela Inside Kung Fu Magazine e Black Belt Magazine, e indicado a vários Hall of Fame das artes marciais.

Apesar de todos os seus feitos e realizações, o mais importante para ele é o amor de sua família, o orgulho de seus alunos, e a prática verdadeira do lema de seu sistema, de integrar o respeito, a gentileza a amizade e o auto-controle nas artes marciais. Você sempre ouvirá ele falando: “Não é apenas um trabalho, é um caminho de vida.”