SIFU TU TRUONG

Nascido no Vietnã em 1970, Sifu Tu Truong (張文賜) mudou-se para Hong Kong em 1978 e imigrou para os EUA em 1979 com sua família. Em 1982, aos 12 anos de idade, começou a treinar no Wah Lum Temple diretamente com Grão-mestre Chan Pui.

Sifu Tu viajou diversas vezes para a China e Hong Kong para demonstrar, competir e estudar com diversos outros mestres, incluindo mestre Lee Koon Hung (Choy Lay Fut), mestre Zhang Bing Dao (Plum Flower Praying Mantis), mestre Yu Hai (mestre de Jet Li no filme Shaolin Temple), mestre Liang Xiaquan (treinador chefe no Templo Shaolin) e mestre Yu Shing Wai (mestre da espada reta de duas mãos). Em 1992, no US National Chinese Martial Arts Competition, Sifu Tu ganhou 5 medalhas de ouro em formas individuais, com armas e em grupo. Ele também ficou entre os 3 melhores nas categorias de formas de mãos-livres e com armas em 1992 e 1993 no Zhengzhou International Shaolin Wushu Tournament, na China. Além disso, ganhou diversas medalhas de ouro durante a viagem Wah Lum à China em 1999.

Durante seus anos de intenso treinamento no Wah Lum Temple ele apresentou a dança do leão inúmeras vezes incluindo centenas de shows no Disney Epcot Center, MGM Studios, Universal Studios, Splendid China, convenções e exibições locais. Apareceu nos vídeos Living Legends of Kung Fu, Secret of the Warriors Power da Discovery Channel e na revista New Martial Hero de Hong Kong. Sifu Tu foi convidado para ser árbitro e para se demonstrar em diversos campeonatos internacionais.

Atualmente Sifu Tu Truong dedica sua experiência em ensinar e compartilhar seu conhecimento com seus alunos, em divulgar o verdadeiro significado e espírito das artes marciais e em promover e preservar esta herança cultural única. Desde a ida de Sifu Ricardo Moraes para os EUA, Sifu Tu tem sido o responsável pelo treinamento de Sifu Antonio Guerreiro durante suas viagens ao Wah Lum Temple.

 

SIFU RICARDO MORAES

Antigo praticante e professor do estilo Louva-a-deus 7 Estrelas, certa vez, ao ler o capítulo sobre o kung fu Louva-a-deus num livro chamado “The Complete Guide to Kung Fu Fighting Styles”, Ricardo Moraes ficou bastante intrigado com um mestre que era mostrado em apenas uma foto no livro, e que aparentemente realizava um trabalho sério e tradicional divulgando esta arte nos EUA: Chan Pui.

Ricardo Moraes procurou então entrar em contato com o Wah Lum Temple of USA e iniciar o seu treinamento neste sistema. Após sua primeira viagem ao Templo, em 1993, Ricardo decidiu desligar-se do sistema que praticava para dedicar-se exclusivamente ao Wah Lum Kung Fu, já que havia encontrado nele tudo o que sempre esperou de um estilo sério e tradicional.

Com o passar do tempo e com as diversas viagens para os EUA para aprofundar-se no seu treinamento, Sifu Ricardo recebeu de Grão-mestre Chan Pui a tarefa de ensinar e divulgar o sistema Wah Lum no Brasil. No  início do ano de 1995 ele reuniu um pequeno grupo de amigos para ensinar o Wah Lum, e a partir de 1996 começou a lecionar abertamente a quem tivesse interesse em aprender. A turma de alunos foi gradualmente crescendo, com aulas que englobavam kung fu, tai chi chuan, combate e acrobacias (saltos).

No final de 1997 Sifu Ricardo mudou-se com a família para Orlando, nos EUA, onde permanece até hoje.