top of page

ARTE MARCIAL, SAÚDE E BEM ESTAR

O Kung Fu (功夫) é um dos mais antigos representantes das artes marciais, talvez a primeira a ser sistematizada. Este termo (“Kung Fu”) engloba todos os estilos de luta criados na China.

Mais do que um conjunto de técnicas, o Kung Fu possui um corpo teórico e conceitual bastante desenvolvido. Seu significado no idioma chinês enfatiza os valores desta arte marcial: entre as traduções mais utilizadas, estão “trabalho duro” e “ser extremamente habilidoso em alguma atividade”. E é somente através de árduo e constante treinamento que se torna possível dominar esse conjunto de técnicas e teorias.

Os tipos de exercícios de um treinamento Kung Fu são bastante diversificados, com técnicas de fortalecimento e flexibilização do corpo, além de exercícios respiratórios. As técnicas são realizadas com as mãos livres ou com armas. O treinamento também inclui lutas combinadas e lutas com equipamentos de proteção.

O Kung Fu possui mais de 300 estilos diferentes, o que faz com que seja talvez a mais rica, complexa, sofisticada e fascinante arte marcial existente.

Além de ser um método de defesa-pessoal eficaz e sofisticado, a prática contínua do Kung Fu proporciona ao praticante um maior bem-estar físico e emocional, melhorando sua saúde e desenvolvendo o auto-controle, disciplina, concentração, companheirismo e auto-conhecimento.

Não há limites de idade para se praticar o Kung Fu, pois seus benefícios atingem crianças, jovens, adultos e até terceira-idade.

 

O ESTILO LOUVA-A-DEUS DO NORTE

De acordo com as lendas, o estilo Louva-a-deus do Norte (Bak Tong Long Kuen 北螳螂拳) foi criado há cerca de 400 anos por Wong Long (王朗), que após assistir a uma luta entre um louva-a-deus e uma cigarra, desenvolveu técnicas de luta baseadas no comportamento do louva-a-deus. Mais tarde, adicionou técnicas de outros estilos, tornando-o ainda mais eficiente.

Desde então, vários sub-estilos de Louva-a-deus foram criados, como Chat Sing (七星), Moy Fa (梅花), Tai Gik (太極) e outros. O sistema Wah Lum (華林派) incorpora as técnicas do estilo Jut Sow Tong Long (摔手螳螂), ou “wrestling hands praying mantis”.

O estilo Louva-a-deus do Norte é conhecido pelo uso das “mãos em pinça” (tong long ngau 螳螂勾 “ganchos de louva-a-deus” ou diu sau 刁手 “mãos perversas”), ataques com os cotovelos, golpes nas articulações (especialmente nos cotovelos), ataques rápidos e um ágil jogo de pés (do estilo do Macaco, adicionado ao Louva-a-deus por Wong Long).

O Louva-a-deus do Norte é um dos estilos mais praticados no mundo devido à sua eficácia no combate e sua variedade de técnicas.

Clique aqui para conhecer nossos programas e horários de aulas.

Applic_pic_2.jpg
pics-of-praying-mantis.jpg
Voltar ao topo
bottom of page