Aniversariantes de Dezembro – 2013

 

O ano está chegando ao fim, e queremos desejar um grande “Feliz Aniversário!” para os seguintes alunos:

Elisa de Lima – 02
Sthefane Salazar – 03

Giulia Fernandes – 22

Sang yat fai lok! 生日快樂 !

Aniversariantes de Agosto – 2013

Já é Agosto, e queremos desejar um grande “Feliz Aniversário!” para os seguintes alunos:

Flávia Lamarão – 04
Taís Vilela – 09
Pedro Thiago Alves – 18

Sang yat fai lok! 生日快樂 !

Equipe Wah Lum faz sucesso em campeonato internacional em Baltimore!

.facebook_1364420150

Com mais de 70 atletas no total, a equipe Wah Lum formada por alunos e instrutores das escolas de Malden, Boston e do Templo fez sucesso no 2013 U.S. International Kuoshu Championship Tournament, na cidade de Baltimore, nos dias 27 e 28 de Julho.

A equipe de Malden, sob supervisão da Sifu Mai Du, conquistou o prêmio de Melhor Equipe de Formas na categoria Adulto. A equipe do Wah Lum Temple, sob supervisão da Sifu Mimi Chan, ficou em 1º lugar em Equipe de Formas categoria Juvenil, enquanto que a de Malden ficou em 2º lugar nesta categoria.

E, para fechar a noite, Sifu Bob Rosen recebeu a honra de ser incluído no Hall of Fame da United States Kuoshu Federation em reconhecimento às suas diversas conquistas e dedicação em promover o kung fu!

Parabéns para todos que honraram a família Wah Lum neste prestigiado campeonato! Estamos orgulhosos de vocês!

Aniversariantes de Julho – 2013

Mês de Julho começando, e temos alguns aniversariantes! Sang yat fai lok! 生日快樂 !

Muitas felicidades, saúde, e muito Kung Fu para vocês!

Bruno Pereira – 04
Marco Antonio Gomes – 11
Lino Ferreira – 17
Hugo Vilela – 27
Marcelle Gebara – 28

E  um parabéns especial para a Simo Suelen, que faz aniversário dia 28! Muitas felicidades, saúde, realizações, e que continue sendo sempre a base sólida de nossa Família Wah Lum Brasil! Sang yat fai lok, Simo!

Aniversariantes de Junho / 2013

Desejamos os parabéns aos alunos aniversariantes do mês de Junho!
Sang Yat Fai Lok! 生日快樂 !
Muitas felicidades, saúde, e muito Kung Fu para vocês!

Maria Regina Oliveira – 07
Allan Castro de Carvalho – 08
Cecília Oliveira – 11
Sabrina de Lima – 14
Lorenzo Laborda – 16
André Lyra – 18

Aniversariantes de Maio – 2013

Com um pouco de atraso, parabéns aniversariantes do mês de Maio, que na verdade é uma pessoa!!

Dia 12 quem sopra as velas é o André Cafezeiro Vilela!

Muitas felicidades, saúde, e muito Kung Fu para você!

Aniversariantes do mês – Abril/2013

Parabéns aos alunos aniversariantes do mês de Abril! Muitas felicidades, saúde, e muito Kung Fu para vocês!

Victor Luis Nogueira Cunha – 03
Carolina Calixto de Carvalho – 18
Ana Carolina Burgos – 25
Jacqueline Garcia Amorim – 25

Entrega de donativos na Região Serrana do Rio de Janeiro

No dia 27 de fevereiro, com a ajuda do sr. Samuel, pai da aluna Suelen, o Wah Lum Kung Fu Brasil foi a Teresópolis e Friburgo para entregar os donativos recolhidos na nossa festa de Ano Novo Chinês às vítimas dos desabamentos e enchentes que acometeram a Região Serrana do Rio de Janeiro no mês de janeiro, em virtude de fortes chuvas.

Num carro 4×4 para podermos chegar a lugares de difícil acesso, e acompanhados por uma família amiga do sr. Samuel num jipe, partimos para a cidade de Teresópolis. Nossa intenção era procurar as comunidades necessitadas e não abrigos ou entidades de auxílio, pois infelizmente sabemos que não é raro acontecerem desvios de donativos nesses lugares. Portanto, queríamos entregar diretamente, em mãos, os alimentos, roupas, brinquedos e artigos de higiene que arrecadamos.

Desta forma, seguindo indicações de moradores locais, rumamos para as regiões de Campo Grande e Bonsucesso, em Teresópolis. O cenário geral da cidade era de destruição, parecia que havia acontecido uma guerra ali, com muitas construções totalmente destruídas.

Sr. Samuel pedindo indicações de um morador local.

Um carro totalmente esmagado no que antes era uma igreja evangélica.

Regiões que antes eram cortadas por um pequeno córrego agora eram cortadas por um rio de pedras, que foram trazidas pela enorme enxurrada. O tamanho das pedras impressionou também, algumas bem maiores que uma pessoa.

 
Onde antes havia um pequeno córrego, agora é um vale de pedras.

Notem o tamanho das pedras.

Visitamos alguns moradores que, apesar da grande tragédia, lutam para reconstruir suas vidas e rotinas. Entregamos alguns donativos para algumas famílias. Numa delas, os brinquedos foram um grande sucesso para as crianças, que haviam perdido totalmente sua casa e seus bens.

 

Em seguida, rumamos para Nova Friburgo, outra cidade bastante afetada pelas chuvas. No caminho, na região do Campo do Coelho, pôde-se ver que praticamente todos os morros tiveram deslizamento de terra, e muitas casas foram completamente soterradas. É preocupante pois a quantidade de encostas em situação precária é imensa, e uma nova chuva intensa certamente causaria mais deslizamentos e mortes. Em várias casas pode-se ver a marca da água nas paredes externas, mostrando que em alguns lugares a enchente chegou a quase 2 metros de profundidade.

No centro de Nova Friburgo mais uma visão assustadora que demonstra a força incrível dos deslizamentos. A principal igreja da cidade literalmente cortada ao meio pela lama que deslizou de uma encosta ao lado. Parece que a igreja foi atingida com um tiro de canhão, tamanha a destruição.

 
A igreja de Friburgo destruída pelo deslizamento.

De onde veio toda a lama que derrubou a parede da igreja.

No retorno ao Rio de Janeiro, ainda com alguns donativos no carro, encontramos uma família humilde sendo levada numa carroça bem simples. Qual não foi a surpresa deles quando paramos o carro e entregamos alguns sacos com alimentos, roupas e brinquedos para as crianças.

 

Nós do Wah Lum Brasil nos solidarizamos com as famílias que foram vitimadas por toda essa tragédia, e esperamos que este evento não caia no esquecimento das autoridades. Todo o apoio deve ser dado agora à população das cidades afetadas, para que possam reconstruir suas vidas e sua dignidade.

Não desistam!

Ano Novo Chinês 2011 – Ano do Coelho!

O ano de 2011, para os chineses, corresponde ao Ano do Coelho. Segundo a astrologia chinesa, será um ano tranquilo, de menos conflitos e mais diplomacia. O Coelho traz também sorte nos negócios e transações financeiras, e quem plantou no ano passado, colherá seus frutos este ano.

Para a família Wah Lum Brasil o ano do Coelho já começou agitado e com boas novas! Primeiramente, as festividades de Ano Novo Chinês, que exigiram muito treinamento e o trabalho de todos. Depois, mas não menos importante, a notícia da 1ª visita de Grão-mestre Chan Pui e sua esposa, Simu Suzy Chan, ao Rio de Janeiro! Enfim, muita coisa para festejar, e obviamente, muito trabalho pela frente para os preparativos!

Enfim, com um pouco mais de um mês de atraso, vamos registrar aqui as festividades de Ano Novo Chinês que realizamos no sábado, dia 05 de fevereiro de 2011.

O grupo reunido ao final do evento!

Como foi nossa primeira celebração de Ano Novo Chinês aberta a convidados, era preciso organizar atividades que agraciassem a todos os presentes, tanto crianças, quanto os amigos e familiares convidados, além dos alunos. Desta forma, organizamos a seguinte programação:

De 9h às 10h – Abertura do evento (boas-vindas, baisan) / Dança do Leão
10h – 10:45h – Aulão aberto da Tai Chi Chuan / Atividades recreativas para as crianças
11h – 11:45h – Aulão aberto de Kung Fu
12h – 12:30h – Apresentação da Equipe de Demonstração Wah Lum
12:30h – Encerramento

Após as atividades da manhã, iríamos todos confraternizar almoçando no restaurante chinês Hua Lian, dentro da Associação Cultural Chinesa do Rio de Janeiro.

Foi pedido que todos os participantes e convidados doassem alimento não-perecível, água potável, roupas, brinquedos e artigos de higiene pessoal para serem entregues às vítimas da tragédia que abateu a Região Serrana do Rio de Janeiro em Janeiro, quando fortes chuvas causaram inúmeros desabamentos e uma enchente que devastou várias cidades, causando a morte de mais de 900 pessoas, além de centenas de desaparecidos e desabrigados.

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/02/15/numero-de-mortos-na-tragedia-na-regiao-serrana-do-rio-de-janeiro-passa-de-900.jhtm

Dentre alunos e convidados, havia cerca de 70 pessoas presentes na nossa festa. Muitos fizeram questão de participar das atividades abertas e experimentar um pouco da prática das artes marciais chinesas. Ambas as aulas (de Tai Chi Chuan, comandada pelo aluno sênior Claudio, e a de Kung Fu, comandada pelo Sifu) estavam repletas, e quase não havia espaços para as pessoas! Mas certamente, todos puderam aproveitar esses momentos e se divertir!

Mais de 30 pessoas fazendo a aula de Kung Fu!

Enquanto acontecia a aula de Tai Chi para os jovens/adultos, as crianças foram levadas para outra sala onde aconteceriam várias atividades recreativas, como oficina de Origami, pintura facial, e oficina de desenho. Eram cerca de 12 crianças, dos 4 aos 9 anos de idade.

Pintura facial – todos com carinha de coelho!

Oficina de Origami – todos aprendendo a fazer coelhos de papel!

Colorindo desenhos chineses!

A apresentação da Equipe Wah Lum foi bastante dinâmica e empolgante, com muitas formas de mãos-livres, armas, e lutas combinadas.

Após o encerramento dos eventos na academia, fomos todos para o restaurante Hua Lian. Ocupamos 6 mesas, com 10 lugares cada, ou seja, Wah Lum em peso no Hua Lian. Antes do almoço, fizemos a dança do leão no pátio da Associação, conforme combinado com o dono do restaurante, sr. France Lin. Interessante foi reparar que, enquanto tirávamos o leão e o equipamento todo do carro, os chineses começaram a aparecer, olhando com um certo ar de desconfiança e curiosidade… afinal de contas, éramos todos ocidentais, e fazendo dança do leão para os chineses! Mas conforme a dança foi evoluindo, já se via nos rostos dos chineses muitos sorrisos de alegria e satisfação, e ao final, estavam todos aplaudindo!

Sifu Antonio dando as últimas instruções para a equipe do leão.

Em busca do cheng e do hung bao!

O leão entra no restaurante, levando alegria e prosperidade.

Para fechar com chave de ouro, depois de pedidos dos chineses, Pedro e Fernando demonstraram uma luta combinada de mãos-livres, que levantou de vez a platéia chinesa.

Pedro e Fernando – 2-men form!

Depois disso, com os corpos cansados mas os corações cheios de um sentimento de dever cumprido, todos celebramos o Ano Novo do Coelho com toda a família Wah Lum e seus convidados com um almoço farto e delicioso. Gung Hey Faat Choy!!

Aniversário de 30 anos do Templo Wah Lum dos EUA

O ano de 2010 foi muito especial para a família Wah Lum. Além de celebrar no mês de Maio, em Boston, 40 anos da introdução do sistema Wah Lum nos EUA, no dia 06 de Novembro foi comemorado o aniversário de 30 anos da inauguração do Templo Wah Lum em Orlando, Flórida.

 
 

 

Foi um final de semana intenso, repleto de atividades que serviram para, acima de tudo, integrar e unir ainda mais toda a família Wah Lum, e para celebrar a realização do sonho de um visionário, Grão-mestre Chan Pui.

Mas como Kung Fu significa “trabalho duro”, para que haja uma grande festa é preciso muito trabalho de todos! E os trabalhos começaram já na tarde de 6a feira, com a foto oficial com Grão-mestre Chan, todos os sifus, instrutores e alunos diante da entrada do Templo. Havia certamente mais de 100 pessoas presentes na foto, fora os amigos e familiares que estavam presentes para aproveitar e fotografar o momento. O estacionamento do Templo estava lotado, e havia um clima alegre de reencontro e celebração.

Sifu Mimi organizando todos para a foto oficial (foto cortesia de Sifu Lei Ann)

Após a foto, foram realizados ensaios para o show  de exibição das escolas, que aconteceria dia seguinte no auditório de um colégio local. Comandados pela Sifu Mimi, todos ensaiaram duro para que tudo corresse perfeitamente bem. Depois disso, reunião com os sifus que trabalhariam de árbitros no campeonato interno Wah Lum, últimas orientações, e de volta para o dormitório descansar.

Ensaio dos leões! (foto cortesia de Sifu Lei Ann)

No sábado pela manhã o campeonato começou cedo no Templo, com competições de luta e tai chi chuan. Por volta das 12h a competição de formas teve início no ginásio do colégio Colonial High School. Após um dia cheio de competições, com um total de 220 atletas exclusivamente do Wah Lum, fomos para o auditório do colégio para ajudar nos preparativos do show.

(Foto cortesia de Sifu Lei Ann)

Sifu Antonio Guerreiro trabalhando de árbitro lateral de lutas e formas.

Com mais de 900 lugares lotados no auditório, o grande momento chegou! Dança do dragão, do leão, exibição de tambores, formas de mãos-livres, armas, lutas combinadas…. e, obviamente, Grão-mestre Chan demonstrando mais uma vez toda sua jovialidade apesar dos 72 anos! Foi realmente um momento memorável.

 
 

Sifu Antonio Guerreiro demonstrando a forma “suen fong seung do” (facão duplo tornado)

Uma pequena prévia do que veríamos no dia seguinte…. (foto cortesia de Sifu Lei Ann)

 

Grão-mestre Chan Pui, incrível como sempre! (fotos cortesia de Sifu Lei Ann)

Sifu Ricardo Moraes e Sifu Antonio Guerreiro após o show.

Mas as comemorações não acabaram aí. Domingo fomos todos para um cinema grill (uma mistura de lanchonete com cinema), onde seria exibido o documentário sobre a vida do Grão-mestre Chan. Primeiro, hora das homenagens e presentes. Em seguida, mais de uma hora e meia de imagens totalmente impressionantes (foi indescritível assistir Grão-mestre Chan no auge de seu vigor físico demonstrando movimentos e formas…), depoimentos tocantes e informações até então desconhecidas (ao menos para mim). Tenho certeza de que todos saíram daquele cinema felizes e repletos de orgulho de fazerem parte desta família, e com uma extrema gratidão por todo o esforço feito pelo Grão-mestre Chan Pui para tornar seu sonho realidade.

Grão-mestre Chan entregando homenagens aos atletas que tiraram 1º lugar (foto cortesia de Sifu Lei Ann)

Sifus Ricardo e Antonio presenteando Grão-mestre Chan em nome da família Wah Lum Brasil.

Grão-mestre Chan Pui e os sifus Ricardo e Antonio.

O início do documentário “O Tigre de Shajing”… indescritível…. (foto cortesia de Sifu Lei Ann)

Após este inesquecível final de semana, em nome da família Wah Lum Brasil, desejamos sinceramente ao Grão-mestre Chan nossos parabéns pelos 30 anos do Templo! Vida longa para o sistema Wah Lum!